5 benefícios do ponto eletrônico em nuvem aliado ao convencional em 2025
Você quer otimizar o tempo da sua equipe e trazer ainda mais produtividade para o dia a dia da sua empresa? Veja 5 benefícios do ponto eletrônico em nuvem aliado ao convencional traz para a sua organização, confira!

Você quer otimizar o tempo da sua equipe e trazer ainda mais produtividade para o dia a dia da sua empresa? Então, continue lendo e saiba 5 benefícios do ponto eletrônico em nuvem aliado ao convencional. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Gartner, até o próximo ano, 85% das empresas devem utilizar computação em nuvem - ou cloud computing, como é conhecida.
Assim, esta tendência está transformando também os sistemas de ponto eletrônico, que evoluíram muito além do Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP C). Embora o REP C continue sendo uma opção válida e muito utilizada, especialmente por seu custo-benefício em termos de preço e manutenção, os sistemas podem ser híbridos, adaptando-se às diferentes realidades de cada empresa. Dessa forma, o REP C, homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, oferece recursos essenciais como impressão de comprovantes e memória inviolável para armazenamento dos registros.
A escolha entre um sistema tradicional REP C ou uma solução em nuvem dependerá da realidade de cada organização, considerando fatores como tamanho da empresa, necessidade de mobilidade e recursos disponíveis. No entanto, o importante é que hoje as empresas têm à disposição diferentes opções que podem ser adaptadas às suas necessidades específicas.
Confira os benefícios para sua empresa:
1. Acessibilidade e mobilidade em sistemas híbridos
A combinação do REP C com o ponto em nuvem oferece uma solução completa para empresas que precisam gerenciar diferentes modalidades de trabalho. Assim, enquanto o REP C atende aos colaboradores presenciais, garantindo a conformidade legal e segurança nas marcações físicas, o sistema em nuvem complementa a gestão de pessoas que trabalham remotamente ou viajam com frequência.
Dessa forma, a integração traz fluidez significativa para o dia a dia da instituição, especialmente para o setor de RH. Ou seja, os colaboradores em campo podem registrar suas jornadas através de smartphones, tablets ou computadores, enquanto os presenciais utilizam o REP C tradicional. Todo esse processo é centralizado em uma única plataforma, eliminando a sobrecarga administrativa no fechamento mensal.
A versatilidade do sistema híbrido beneficia também os gestores, que conseguem acompanhar em tempo real tanto as marcações feitas no REP C quanto as realizadas remotamente. Isso permite:
- Gerenciamento unificado das jornadas, independente do local de trabalho
- Maior produtividade com a eliminação de processos manuais
- Flexibilidade para adaptar o controle de ponto às diferentes necessidades da equipe
- Autonomia tanto para colaboradores quanto para gestores.
2. Redução de custos operacionais
Os benefícios do ponto eletrônico em nuvem aliado ao convencional são diversos. A automatização proporcionada por esta combinação traz benefícios econômicos substanciais. Veja:
- Redução da carga de trabalho administrativa, eliminando custos com digitação manual
- Minimização de erros humanos que poderiam gerar passivos trabalhistas
- Otimização do processo de gestão de banco de horas, faltas e atrasos
- Maior precisão no cálculo da folha de pagamento
- Diminuição da necessidade de múltiplos equipamentos REP C.
Assim, embora inicialmente possa parecer que manter dois sistemas geraria mais custos, a realidade é que a solução híbrida oferece o melhor custo-benefício.
3. Conformidade com a Legislação Trabalhista
Você é gestor? Provavelmente está se perguntando se o sistema híbrido está em conformidade com a legislação trabalhista. A resposta é sim, atende todos os requisitos legais para registro e controle de jornada. Assim, o sistema garante a integridade dos dados, mantendo registros inalterados e armazenando histórico detalhado de todas as marcações e eventuais alterações, conforme exigido pela legislação.
A plataforma implementa recursos obrigatórios como registro de horas extras, intervalos de descanso e refeição, além de permitir a extração de relatórios exigidos em fiscalizações trabalhistas. Além disso, atende a flexibilização do controle de ponto, permitindo acordos individuais para definição de horários de trabalho.

4. Segurança de dados e armazenamento
A combinação do REP C com o ponto em nuvem oferece dupla proteção para os dados da sua empresa. Assim, enquanto o REP C garante a segurança física das marcações através de sua memória inviolável, o sistema em nuvem implementa múltiplas camadas de proteção digital, incluindo criptografia de ponta a ponta e backups automáticos em diferentes localizações.
O sistema híbrido proporciona:
- Segurança física através do REP C
- Proteção digital com criptografia avançada
- Autenticação em dois fatores
- Monitoramento contínuo contra ameaças
- Conformidade com a LGPD
- Controle de acesso hierárquico
Desta forma, sua empresa conta com a confiabilidade do armazenamento físico do REP C e a segurança robusta do ambiente em nuvem, garantindo proteção completa dos dados de ponto.
5. Melhoria na Gestão de Pessoas e Produtividade
A união do REP C com o ponto em nuvem potencializa a gestão de pessoas, combinando a confiabilidade do registro físico com a inteligência analítica do ambiente digital. Ou seja, o REP C garante a precisão das marcações presenciais, já o sistema em nuvem transforma esses dados em insights estratégicos.
Esta integração permite que o RH:
- Gerencie simultaneamente equipes presenciais e remotas
- Análise padrões de produtividade em diferentes modalidades de trabalho
- Identifique gargalos operacionais combinando dados físicos e digitais
- Otimize a distribuição de trabalho entre equipes híbridas
- Realize gestão proativa do banco de horas de forma unificada
A TeleWorld tem a ferramenta certa para sua empresa
A TeleWorld pode auxiliar sua empresa com o ponto mobile da TeleWorld, referência nacional quando se fala em controle de ponto de colaboradores e terceiros. Assim, a ferramenta permite apurar e controlar as horas trabalhadas e exceções (faltas, atrasos, horas extras, saídas intermediárias, etc.).
Dessa forma, as marcações poderão ser digitadas e/ou importadas de qualquer coletor eletrônico, desde que geradas em arquivo texto. Outro recurso importante é o “Script” que adapta a apuração das horas a exceções estabelecidas por acordos coletivos, proporcionando total autonomia aos usuários.
Além da emissão do cartão ponto também é possível exportar o movimento de horas para a folha de pagamento. Ficou interessado? Converse agora mesmo com um de nossos consultores.