Ergonomia

Treinamento em ergonomia para funcionários: conscientização e educação sobre boas práticas

As empresas estão investindo em treinamento ergonômico para garantir o bem-estar dos colaboradores e prevenir lesões! Com orientações sobre posturas corretas, organização do espaço e execução segura das atividades, esses treinamentos aumentam a produtividade, reduzem afastamentos e promovem um ambiente mais saudável.

Cada vez mais as empresas realizam treinamento em ergonomia para funcionários. E não é para menos! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor na lombar é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Assim, em 2020, cerca de 1 a cada 13 pessoas sofreram com isso - 619 milhões de pessoas - ou seja, um aumento de 60% em relação a 1990. Dessa forma, a estimativa é que os números cresçam e afetem 843 milhões em 2050.

No entanto, as empresas têm um importante papel para modificar essa situação. Assim, o cuidado com a ergonomia dos colaboradores é a melhor maneira de corrigir esse problema. As grandes organizações já compreenderam que essa atenção aumenta a produtividade, evita afastamentos e melhora o clima organizacional. Continue lendo e saiba como melhorar esse ponto dentro da sua organização.

Introdução à ergonomia

A ergonomia é a ciência que estuda como otimizar a relação entre trabalhadores e seu ambiente profissional. Dessa forma, o foco principal é adaptar o local de trabalho às necessidades físicas e mentais dos funcionários. Isso inclui analisar fatores como:

  • Postura correta no trabalho;
  • Movimentos repetitivos;
  • Design do espaço;
  • Condições de iluminação e ruído;
  • Organização eficiente das tarefas.

Boas práticas e resultados significativos

Então, a ergonomia no ambiente de trabalho não pode ser minimizada. Por isso, implementar práticas ergonômicas adequadas pode resultar em benefícios significativos tanto para os funcionários quanto para as empresas.

Dessa forma, os colaboradores correm menor risco de desenvolver problemas de saúde relacionados ao trabalho, como lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Do mesmo modo, as organizações, passam a ter aumento da produtividade, redução do absenteísmo e dos custos com saúde ocupacional, além de melhoria na qualidade do trabalho e na retenção de talentos.

Riscos ergonômicos comuns no escritório e em ambientes industriais

Realizar treinamento em ergonomia para funcionários é muito importante para melhorar as condições laborais. Veja os principais riscos ergonômicos em ambientes de escritório e também industriais:

Riscos em escritórios

  • Postura inadequada ao sentar: cadeiras não ergonômicas, má posição do monitor;
  • Movimentos repetitivos: digitação excessiva, uso prolongado do mouse;
  • Iluminação inadequada: reflexos na tela, pouca luz natural.

Riscos em indústrias

  • Levantamento de cargas pesadas: lesões nas costas, distensões musculares;
  • Movimentos repetitivos em linha de produção: tendinites, lesões por esforço repetitivo (LER);
  • Vibração excessiva de máquinas: problemas circulatórios, danos nas articulações;
  • Posturas forçadas: trabalho em espaços confinados, operação de maquinário não ergonômico.

Treinamento em ergonomia no ambiente de trabalho

As empresas que buscam melhorar a saúde ocupacional e aumentar a eficiência no trabalho, investem em treinamento em ergonomia para os funcionários. Assim, a estratégia  conta com diversos aspectos essenciais, como postura correta, ajustes adequados da estação de trabalho e técnicas de prevenção de lesões por LER e DORT.

Ao implementar um treinamento ergonômico eficaz, as organizações observam benefícios significativos como:

  • Redução de lesões ocupacionais e absenteísmo;
  • Aumento da produtividade e qualidade do trabalho;
  • Melhoria na satisfação e bem-estar dos funcionários;
  • Fortalecimento da cultura de segurança no ambiente laboral.

O programa de treinamento pode incluir:

  • Workshops práticos e demonstrações ao vivo;
  • Avaliações ergonômicas personalizadas no local de trabalho;
  • Material informativo impresso e digital.

Exercícios e pausas: a importância de intervalos regulares e alongamentos

Longos períodos sentados ou realizando atividades repetitivas podem causar fadiga, dores musculares e problemas posturais. Dessa forma, realizar pequenos intervalos ao longo do dia ajudam a reduzir esses riscos e previne lesões e problemas na coluna.

Assim, alongamentos simples, como esticar braços e pernas, ou exercícios para relaxar a musculatura do pescoço e costas, ajudam a melhorar a circulação sanguínea e aliviar tensões. Além disso, contribui diretamente para o aumento da concentração e disposição, diminuindo o estresse físico e mental, ressaltando a importância do treinamento em ergonomia para funcionários.

Software de Ergonomia da TeleWorld

Tecnologia e ergonomia para tomada de decisão

A TeleWorld atua com o Software de Ergonomia com IA, em conjunto com a Kinebot, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho.

Ou seja, além de diminuir custos, ao reduzir os riscos de acidente, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores. Além disso, o programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e em tempo real.

O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional.

Dados em mãos para realizar plano de ação

Com dados em mãos, é possível:

  • Gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão;
  • Padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema;
  • Ter embasamento para passivos trabalhistas.

O Software de Ergonomia utiliza inteligência artificial e assim consegue auxiliar as empresas no cumprimento das normas legais, atendendo o cronograma de ações exigidos pelas Normas Regulamentadoras.

Sem deslocamentos: mais produtividade para a empresa

Outro avanço é que com o Software de Ergonomia não há necessidade de deslocamento. Atualmente é necessário que o especialista vá até o local, muitas vezes em outra cidade ou estado para fazer as avaliações necessárias, gerando grandes gastos com locomoção.

O aplicativo conta ainda com um robusto sistema de gestão de ergonomia, com indicadores de risco ergonômico por empresa, por setor e por atividade. Além disso, há indicador de repetitividade, de riscos relacionados à organização do trabalho e ao manuseio de carga, por segmento corporal, além dos indicadores de produtividade na realização das ações de melhoria.

Quer saber mais? Fale com nossa equipe!

Relacionados

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

Obrigado! Seu envio foi recebido!

Agradecemos pelo seu contato!
Retornaremos para você o mais breve possível.

Oops! Something went wrong while submitting the form.

Solicitar Orçamento

Obrigado! Seu envio foi recebido!

Agradecemos pelo seu contato!
Retornaremos para você o mais breve possível.

Oops! Something went wrong while submitting the form.