Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança no Trabalho: o que toda empresa precisa saber
As Normas Regulamentadoras (NRs) garantem a saúde e a segurança dos trabalhadores, reduzindo acidentes e aumentando a produtividade. A NR 1, que muda em maio, exigirá medidas mais rigorosas para controle de riscos. Saiba mais!

Entre 2016 e 2022, o Brasil registrou quase 16 mil mortes causadas por acidentes de trabalho. Além disso, o número de óbitos aumentou no período, passando de 2265 em 2016 para 2842 em 2022. Os dados são do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, publicação do Ministério da Previdência Social, publicado em 2024 pela Agência Brasil.
Diante desse cenário, fica clara a importância da criação de ambientes de trabalho cada vez mais seguros e que ofereçam condições para os profissionais realizarem suas funções sem que haja fatores capazes de prejudicar seu desempenho. No Brasil, as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança no Trabalho foram criadas com o objetivo de proteger os trabalhadores, evitando acidentes e doenças ocupacionais.
Neste artigo, vamos abordar as principais NRs e o que toda empresa precisa saber para garantir a segurança de seus colaboradores. Acompanhe.
O que são as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho e por que elas são tão importantes?
Criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho são obrigatórias para todas as empresas que têm funcionários contratados em regime CLT. Importante ressaltar que o não cumprimento é passível de multas e outras sanções às organizações.
As NRs são um conjunto de diretrizes que determinam medidas para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores na realização de suas funções e se aplicam a diferentes tipos de atividades e locais de trabalho. Atualmente, 38 NRs estão ativas no país e cada uma aborda um tema específico, como ergonomia, proteção contra incêndio e uso de fornos, por exemplo.
Para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho, as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho passam por atualizações constantes. Dessa forma, independentemente do setor em que atuam, todos os trabalhadores ficam protegidos no exercício de suas atividades laborais.
Para além de evitar problemas legais, seguir as NRs representa uma série de benefícios para empresas, trabalhadores e até mesmo para a sociedade. Isso porque elas:
- Reduzem os acidentes de trabalho, já que possibilitam a identificação de riscos antes que eles se tornem um problema;
- Promovem qualidade de vida aos trabalhadores, afinal, ambientes de trabalho seguros representam mais saúde e bem-estar;
- Aumentam a produtividade, já que garantem segurança para que os funcionários possam desempenhar suas funções laborais;
- Colaboram para a imagem da empresa junto a profissionais e clientes, demonstrando que a organização se preocupa com a segurança.

Quais são as principais NRs para a SST?
Todas as Normas Regulamentadoras são importantes, mas há aquelas que se referem especificamente à Segurança no Trabalho. Confira algumas das principais:
NR 1 – Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais
A NR 1 estabelece diretrizes gerais, definições e obrigações para empregadores e empregados, funcionando como uma espécie de "manual de instruções" para todas as normas.
A partir de maio de 2025, essa NR sofrerá atualizações, especialmente no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). A principal mudança exige que as empresas adotem medidas mais rigorosas para identificar, avaliar e controlar riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais.
NR 2 – Inspeção prévia
A NR 2 exige que empresas passem por uma vistoria prévia do MTE antes de iniciar suas atividades, garantindo a conformidade das condições de segurança e saúde no trabalho.
Após a aprovação, é emitido o Certificado de Aprovação de Instalações (CAI), necessário para a regularização do empreendimento. O CAI deve ser revisado sempre que houver alterações na estrutura, nos equipamentos ou nas instalações.
NR 5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Essa norma determina que as empresas constituam e mantenham obrigatoriamente uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A CIPA é responsável por promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho, atuando em conjunto com o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Essa estrutura possibilita que a fiscalização seja feita pelos próprios colaboradores.
É cada vez mais comum que as empresas queiram realizar testes de alcoolemia junto nos colaboradores, afinal, o álcool representa um risco real de acidentes de trabalho. A TeleWorld conta com o Bafômetro BAS-20, que tem a importante função de facilitar a gestão de alcoolemia nas empresas.
NR 7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
A NR 7 trata da gestão e supervisão do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que orienta sobre práticas para proteger a saúde dos trabalhadores. Entre suas ações, destacam-se o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e seus respectivos treinamentos, a identificação de riscos nos ambientes ocupacionais e o monitoramento de fatores que possam comprometer a saúde e a integridade dos colaboradores.
A Balança Safety Gestão de Saúde, da Teleworld, é uma tecnologia desenvolvida para o monitoramento da saúde dos colaboradores, o que é feito por meio da obtenção de dados como como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa.
NR 12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos
Essa norma estabelece medidas para garantir a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: as máquinas devem ser devidamente sinalizadas, protegidas contra riscos e equipadas com dispositivos de segurança.
Já os operadores devem passar por treinamento e capacitação a fim de que estejam aptos a operar os equipamentos com segurança. Outro ponto importante é a identificação e eliminação de riscos mecânicos, elétricos e ergonômicos, com o objetivo de prevenir acidentes e preservar a saúde dos trabalhadores
NR 17 – Ergonomia
A NR 17 estabelece as diretrizes relacionadas à ergonomia no ambiente de trabalho e aborda aspectos como a adaptação das condições laborais às características dos trabalhadores, como a disposição de móveis, equipamentos e ferramentas. Além disso, orienta sobre pausas, ritmo de trabalho iluminação e temperatura. Essa norma também define parâmetros para minimizar o risco de doenças e lesões relacionadas ao esforço físico excessivo ou posturas inadequadas.
O Software de Ergonomia, da TeleWorld, colabora de maneira robusta para gerenciar os riscos ocupacionais. Em conjunto com a Kinebot, a ferramenta mapeia os movimentos do corpo humano 30x por segundo e, depois, entrega relatórios completos do posto de trabalho. Com isso, é possível providenciar adequações, se necessário, reduzindo os riscos de acidentes e doenças e aumentando assim a produtividade.
Inteligência Artificial na SST
A Inteligência Artificial está revolucionando o monitoramento das empresas e proporcionando novas abordagens. As câmeras de segurança, por exemplo, tradicionalmente usadas para revisão posterior de eventos como acidentes, roubos ou descumprimento de normas, agora são ferramentas de prevenção e gestão por meio do monitoramento de imagens por IA.
Com essa solução, a TeleWorld transforma a maneira como as empresas lidam com os registros, possibilitando a detecção de situações de risco em tempo real e emitindo alertas para os responsáveis. A solução utiliza as câmeras já instaladas nas empresas e o monitoramento é feito por um aplicativo que oferece mapas interativos e alertas personalizados. Assim, as organizações podem atuar preventivamente, evitando problemas mesmo antes que eles aconteçam.
Acesse nosso site e saiba mais: www.teleworld.com.br