As estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que quase metade das empresas brasileiras fecham as portas com menos de cinco anos de operação. Em contrapartida, há outras que constroem longas e sólidas histórias de sucesso. Este é o caso da TeleWorld, que no dia 1° de março de 2023 completa três décadas desde a sua fundação e até hoje mantém os olhos voltados para o futuro.
A história da TeleWorld se inicia muito antes de março de 1993. No final de 1987, José Maurício Coelho começou as atividades na Haga Engenharia, onde Jair Antonio Kons também começou a trabalhar. Dois anos depois, em 1989, Alexandre Robson Souza se juntou à equipe da Haga, em Florianópolis. E, em 1993, os três tiveram a ideia de separar as atividades comerciais e técnicas da empresa, dando assim início à TeleWorld, oficialmente fundada no dia 1º de março – há exatos 30 anos atrás.
TeleWorld: como tudo começou
No início, o foco da TeleWorld era o serviço de Telex que, naquela época, era um dos sistemas de comunicação escrita mais eficientes e modernos que existiam. Foi preciso muita dedicação, trabalho e estudo para ingressar em um mercado cheio de novidades, mas Maurício, Jair e Alexandre eram três jovens cheios de sonhos e vontade de vencer.
Os primeiros anos foram particularmente desafiadores para eles. Hoje, as viagens de ônibus para visitar clientes em outras cidades, feitas naqueles tempos, são lembradas com carinho. Se durante a semana eles viajavam, incansáveis, aos sábados realizavam consertos de placas no laboratório da empresa. Sem dúvidas, o trabalho árduo foi o alicerce para a empresa se tornar o que é atualmente.
“Com muito orgulho completo 30 anos nesta empresa. Quero começar por agradecer aos diretores, colegas de trabalho, clientes e amigos, pois todos que trilharam este caminho contribuíram e fazem parte desta história. Evoluí e cresci muito ao longo deste período e espero poder continuar a desenvolver ainda mais as minhas capacidades e a conhecer pessoas excelentes, como são todos as pessoas que trabalham e participam nesta grande empresa” - Rinaldo Elias Schwabe, coordenador da unidade Blumenau
A trajetória da TeleWorld é a prova de que a empresa tem compromisso com a inovação - muito antes de se transformar em uma referência no desenvolvimento de softwares. Desde o início, a empresa voltou os olhos para o futuro, com o objetivo de oferecer soluções inovadoras e facilitar os processos cotidianos no ambiente corporativo. A missão da TeleWorld sempre foi “prover soluções de vanguarda, desenvolvendo e comercializando sistemas tecnológicos inteligentes e de alta tecnologia com serviços agregados, superando as expectativas e necessidades dos clientes”.
Com o tempo, o Telex foi dando espaço a novas tecnologias e acabou sendo substituído pelo fax. Como uma empresa que pensa à frente, o desafio da TeleWorld naquele momento, foi se adaptar às mudanças e à evolução tecnológica. E foi assim que o desenvolvimento de ferramentas para melhorar a comunicação, a gestão de pessoas e a saúde organizacional foi ganhando cada vez mais espaço na empresa.
Em 1998, a TeleWorld passou a comercializar produtos inovadores, como os relógios de ponto eletrônicos, novidade que foi criada com o objetivo de automatizar a área de recursos humanos, facilitando o dia a dia das empresas. Além disso, as catracas e os controles de acesso também estavam em alta e, com a participação em feiras e eventos, a TeleWorld começou a ganhar visibilidade em Santa Catarina. Era o início de uma jornada marcante.
30 anos facilitando o dia a dia das empresas
Hoje, a TeleWorld conta com mais de 1.500 clientes em praticamente todos os estados brasileiros e em países como Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru. Ao todo, são quatro unidades em cidades importantes e estratégicas de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Florianópolis e Joinville. Mas, para chegar até aqui, a empresa passou por muitas mudanças significativas e, apesar dos momentos desafiadores, novas oportunidades se abriram, dando espaço para o futuro.
““Dar continuidade ao legado que meu pai deixou e poder fazer parte desses 30 anos de Teleworld é uma grande satisfação. Meu compromisso com a empresa reflete seus valores e sua missão, com o trabalho incansável de empregar a inovação e suas facilidades nos processos internos e soluções que oferecemos aos nossos clientes, a fim de aumentar a eficiência e aprimorar suas experiências. Temos um longo compromisso pela frente e um futuro próspero. Meu muito obrigado a todos que fazem parte dessa história.” - Juliano Kons, co-CEO da TeleWorld.
O quadro de funcionários está entre as mudanças mais importantes da história da TeleWorld, que, com o tempo, ganhou novos olhares e perspectivas. A recente chegada de jovens como o Juliano, o Anderson e o Gustavo, que vieram para a empresa para dar continuidade ao legado de seus pais, trouxe o frescor da juventude e mais dinamismo para o dia a dia, uma forma de continuar olhando para o futuro.
Mas é importante ficar claro que a missão e os valores consolidados ao longo de 30 anos de história da TeleWorld nunca foram deixados de lado. Comprometimento, valorização das pessoas, inovação, preocupação em superar as expectativas dos clientes e proatividade é o que move a empresa - incentiva e realiza a todos no dia a dia.
Os resultados positivos ao longo dos 30 anos de história devem-se não apenas à ligação da Teleworld com a inovação, mas também à dedicação dos funcionários. A empresa tem o selo “Great Place to Work” (GPTW), uma das certificações mais desejadas em todo o país, pois atesta que o ambiente de trabalho é agradável, com base na percepção dos próprios colaboradores.
O GPTW é a validação da cultura das empresas que incentivam o funcionário a desenvolver suas habilidades e o valoriza por isso. Do ponto de vista social, a TeleWorld apoia instituições como a ONG Für Gott Arbeit (FGA Mulheres), de São José, que promove o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social e acolhe mulheres vítimas de violência doméstica.
“Estou na TeleWorld há 16 anos, e tenho muito orgulho de fazer parte dessa Família! Nesse tempo que estou aqui, me desenvolvi muito como pessoa e profissional, sempre apoiada nas oportunidades que a empresa me ofereceu, como também nas pessoas que fazem e fizeram parte dessa empresa. Gratidão é o sentimento que define esse momento.” - Débora Regina de Souza Silva, gerente administrativa da matriz em Florianópolis.
O que vem pela frente
Assim, 30 anos depois de sua fundação, a TeleWorld segue olhando para o que vem pela frente, sempre antenada às novas tecnologias. A empresa ainda carrega a mesma essência de quando tudo começou, em 1993, porém agora com maturidade suficiente para saber que mudar é preciso. O passar do tempo faz com que soluções se tornem obsoletas (como é o caso do Telex e do fax), mas a tecnologia evolui a passos largos e, por isso, o futuro reserva soluções cada vez mais úteis no sentido de colaborar para que o dia a dia das empresas seja menos burocrático e, como consequência, mais produtivo.
A TeleWorld mitiga problemas com soluções que impactam diretamente as dores das empresas no dia a dia, buscando constantemente desenvolver maneiras de superar os desafios dos setores de recursos humanos, segurança e saúde no trabalho. Até aqui, a empresa buscou incessantemente o novo e é assim que pretende continuar fazendo história. A transformação tecnológica é uma realidade e não é possível ficar alheio a isso. É assim que a TeleWorld pretende continuar caminhando nos próximos 30 anos.
"Era 1º de março de 1993, iniciamos as atividades na TeleWorld. Os anos se passaram, chegamos em 2023, trinta anos de empresa. Muita coisa mudou, o Telex virou peça de museu, mas nossa inquietude não nos deixou parados e novas áreas de atuação chegaram, softwares para recursos humanos, plataforma de saúde e segurança do trabalho e muito mais. Para os próximos anos, mais novidades na área de saúde e segurança do trabalho estão por chegar." - Alexandre Robson, co-CEO da TeleWorld.