O papel da liderança na promoção de um ambiente de trabalho seguro faz toda a diferença para o dia a dia da empresa. Dessa forma, um bom gestor tem a capacidade de influenciar sua equipe de maneira efetiva, inclusive no engajamento para a adoção de práticas seguras, evitando assim, riscos potenciais.
Quando o gestor é responsável por estabelecer um ambiente seguro acaba instituindo um elo de confiança com os funcionários, o que aumenta a produtividade na organização e ainda, diminui a rotatividade. Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com a maior taxa de rotatividade do mundo: 51,3%.
Mas como promover um ambiente agradável e seguro a ponto de reter pessoas e ter uma empresa mais produtiva? Isso é o que vamos responder nesse blogspot. Continue lendo!
Importância da liderança para um trabalho seguro
Muitas vezes, os líderes acreditam que seus papéis estão restritos à organização das tarefas cotidianas da equipe. No entanto, um estudo da Workforce Institute mostra que vai muito além disso.
De acordo com a pesquisa, líderes impactam mais na saúde mental das pessoas (69%) do que terapeutas (41%).
Da mesma forma, a pesquisa mostrou que um em cada três colaboradores apontou que o líder não sabe o impacto que tem no bem-estar da equipe. Assim, é importante que as empresas saibam capacitar os gestores para que compreendam o quanto seus papéis são necessários para que a equipe possa se sentir segura e ainda reverberar esse trabalho na organização.
Estratégias de líderes para a saúde e segurança no trabalho
Como mostram as pesquisas, o papel da liderança na promoção de um ambiente de trabalho seguro é essencial para garantir o bem-estar das pessoas. Algumas estratégias podem ser desenvolvidas pelos gestores para auxiliar nesse processo.
Dentro desse contexto, um bom exemplo é a figura do próprio líder. Ou seja, ao demonstrar que segue todas as normas de segurança, o gestor motiva sua equipe a fazer o mesmo.
Além disso, manter uma comunicação aberta com as pessoas faz toda a diferença e incentiva o trabalhador a relatar qualquer situação de risco sem medo de represálias. O treinamento também é essencial para deixar claro quais os protocolos a serem seguidos. Qualquer atualização nas medidas de segurança devem ser comunicadas e as pessoas precisam passar por treinamento novamente.
O líder deve garantir ainda que todos os equipamentos de segurança necessários estão disponíveis para uso dos funcionários, bem como o bom estado de conservação.
Do mesmo modo, as avaliações de risco devem ser feitas regularmente e planos para mitigá-las também. Outro ponto importante é o uso da tecnologia para auxiliar o gestor durante todo o processo.
Desenvolvendo uma cultura de segurança no ambiente corporativo
Mais do que qualquer ação, o líder precisa desenvolver a cultura de segurança dentro da empresa. No entanto, isso não ocorre da noite para o dia, é preciso realizar diversas atividades para instaurar essa visão dentro da instituição. Veja o que pode ser feito:
- Desenvolver e implementar políticas de segurança abrangentes que abordem todos os aspectos do ambiente de trabalho.
- Criar procedimentos operacionais que detalham práticas seguras para todas as tarefas.
- Oferecer treinamentos regulares sobre segurança no trabalho, incluindo tópicos como o uso de EPIs, ergonomia, e resposta a emergências.
- Realizar campanhas de conscientização para reforçar a importância da segurança e educar os colaboradores sobre riscos específicos.
- Estabelecer canais claros para a comunicação de questões de segurança, como reuniões regulares, murais informativos e plataformas digitais.
- Incentivar os colaboradores a relatar perigos potenciais e dar feedback sobre práticas de segurança.
- Incluir os colaboradores no desenvolvimento de políticas e procedimentos de segurança, e em comitês de segurança.
- Implementar programas de reconhecimento e recompensa para colaboradores que contribuem para a segurança.
- Analisar todos os incidentes e quase acidentes para entender as causas raízes e evitar futuras ocorrências.
Avaliação de riscos: papel da liderança
A análise de dados é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar líderes na tomada de decisão em relação à segurança dos trabalhadores. Assim, por meio da coleta e análise de dados, é possível identificar padrões e tendências que indicam riscos potenciais no ambiente laboral.
Informações como taxas de incidentes, tipos de lesões, áreas de maior risco e comportamentos inseguros podem ser monitoradas e analisadas para proporcionar uma visão clara e detalhada sobre a segurança na empresa e reforçar o papel da liderança na promoção de um ambiente de trabalho seguro
Assim, os gestores podem tomar decisões informadas e proativas. Por exemplo, se os dados mostrarem que a quantidade de pessoas que precisaram se afastar do trabalho por dor na coluna aumentou consideravelmente, é necessário realizar alguma ação de ergonomia.
Além disso, a análise de dados permite a avaliação da eficácia das medidas de segurança já adotadas, possibilitando ajustes e melhorias contínuas. Da mesma forma, é possível prever e identificar áreas de risco antes que os incidentes ocorram, permitindo a implementação de medidas preventivas.
Implementando ações eficazes de trabalho seguro
Entre as diversas soluções da TeleWorld com uso de alta tecnologia está o Software de Ergonomia, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho.
Além disso, o programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e real time.
O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional. Com dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão.
Igualmente, com o software é possível padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema.
Solução para melhorar o bem-estar dos colaboradores
Outro exemplo de tecnologia em tempo real é a Balança Safety Gestão de Saúde, solução que ajuda a melhorar o bem-estar e saúde dos colaboradores. Ou seja, este dispositivo desempenha um papel importante na redução dos índices de acidentes de trabalho, graças à sua habilidade em gerar dados em tempo real.
Dessa forma, esses dados abrangem informações como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa para monitorar a saúde no ambiente de trabalho.
Gestão de alcoolemia
A TeleWorld conta, ainda, com um equipamento importante para trazer segurança na rotina dos colaboradores: o Bafômetro BAS-20. O etiloteste apresenta um software simples e fácil de usar, além da integração com outros aplicativos e ferramentas necessárias para otimizar a gestão de alcoolemia nas empresas.
O BAS-20 possui interface fácil de utilizar e as informações podem ser acessadas a qualquer hora ou local. Além disso, há comunicação em tempo real com possibilidade de notificações, sistema de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, integrável a outros sistemas de gestão.
O equipamento conta também com identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras), matrícula ou QrCode e captura de imagens para auditoria dos testes realizados. Saiba mais sobre nossas soluções, converse com um consultor.
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