Você já pensou em contratar um sistema de controle de ponto por celular para sua empresa? Antes de tudo, é bom lembrar que o número de pessoas que realizam trabalho híbrido ou remoto teve um aumento significativo devido à pandemia. Além disso, muitos funcionários desempenham funções nas quais não conseguem ir ao escritório todos os dias, caso dos motoristas e dos vendedores externos, por exemplo.

Por causa disso, nem todas as empresas conseguem ter os seus processos de coleta de ponto padronizados - o que faz com que o controle de ponto destes colaboradores seja ainda mais difícil, tornando quase impossível computar, de forma correta, horas extras, pausas, horários de entrada e saída.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa recentemente lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que no ano de 2022 aproximadamente 7,4 milhões de pessoas realizavam teletrabalho, ou seja, além de atuarem fora da empresa utilizavam equipamentos de tecnologia para trabalhar. Igualmente, no mesmo período, outros 2,1 milhões de colaboradores atuavam remotamente, mas sem o uso de tecnologia, como é o caso dos representantes comerciais, por exemplo.

Dessa forma, com um contingente cada vez maior de funcionários fora dos escritórios, é necessário que o controle de ponto também seja remoto e eficaz, como com o uso de dispositivos instalados nos celulares dos colaboradores. Além de facilitar o dia a dia do setor de Recursos Humanos, o recurso possibilita mais facilidade na hora de computar as horas extras, as pausas e os horários em que os colaboradores entraram e saíram.

Gestão de ponto eletrônico

A gestão de ponto eletrônico é importante para empresas de todos os tamanhos, uma vez que permite o controle eficiente e preciso das horas trabalhadas pelos funcionários. Assim, ao adotar sistemas eletrônicos de registro de ponto, as organizações garantem mais transparência e conformidade com a legislação trabalhista, evitando possíveis litígios relacionados a horas extras, intervalos e jornadas de trabalho.

Da mesma forma, a gestão de ponto eletrônico oferece uma visão abrangente do comportamento laboral dos colaboradores, facilitando a identificação de padrões de frequência, absenteísmo e produtividade.

Ou seja, com o controle de ponto remoto há inúmeros benefícios em termos de eficiência operacional e redução de custos administrativos. Ao eliminar os processos manuais de controle de ponto, as empresas economizam tempo e recursos que seriam destinados à revisão e correção de registros, além de minimizar erros e fraudes.

Além disso, os sistemas de gestão de ponto eletrônico podem ser integrados a outras soluções de gestão de recursos humanos, simplificando ainda mais os processos de folha de pagamento, gestão de férias e avaliação de desempenho. Dessa forma, a gestão de ponto eletrônico impulsiona a eficiência operacional e a produtividade organizacional.

Controle de ponto pelo celular para colaboradores que trabalham fora da empresa ou de forma híbrida. Crédito: freepik

Como escolher um sistema de gestão e controle de ponto pelo celular

A tecnologia está aí para facilitar a vida das pessoas e com o controle de ponto remoto não é diferente. Assim, ao buscar por um sistema é importante verificar alguns fatores, como por exemplo, a agilidade que irá trazer aos colaboradores e ao RH. Além disso, é importante que as informações ali colocadas fiquem seguras, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Veja as facilidades:

  • Agilidade: Com o controle de ponto remoto, tanto a empresa quanto o funcionário passam a ter agilidade em todo o processo, tornando o dia a dia descomplicado. Assim, no caso das organizações, sobra mais tempo para fazer outras tarefas, pois não é preciso passar um ponto manual para o sistema, por exemplo.
  • Tempo real: As informações de todos os colaboradores podem ser acessadas em tempo real pelos gestores. Dessa forma, é possível que os responsáveis acompanhem a jornada dos funcionários de forma simplificada e eficiente.
  • Segurança dos dados: O controle deve estar em acordo com a legislação vigente e de forma alguma, esses dados podem ser expostos. Por isso, ao contratar uma empresa para fazer esta operação, certifique-se de que ela respeita a LGPD.
  • Suporte técnico: Nada pior do que contratar um serviço e ficar sem suporte quando precisa. Assim, antes de fechar o contrato, verifique como é a assistência da empresa, se atuam em qualquer dia e horário, qual o tempo para solucionar o problema, entre outras questões.

Conheça o Ponto Mobile: controle de ponto por celular da TeleWorld

A TeleWorld, em conjunto com a Stefanini, disponibiliza ao mercado o Ponto Mobile, uma solução focada em colaboradores externos. Assim, o controle de ponto é feito por celular, podendo ser acessado e ter o seu registro de horas feito a partir de qualquer smartphone, tablet ou computador.

Dessa forma, todos os registros são armazenados no data center da Stefanini e ficam disponíveis para acesso em tempo real, tanto pelo colaborador, quanto pelo empresário. Ou seja, o software é pensado exatamente para caminhoneiros, corretores, vendedores e outros profissionais que precisam bater ponto quando trabalham à distância.

O Ponto Mobile possui alguns diferenciais, como mais controle das horas feitas pelo funcionário, evitando acúmulo de horas extras. Além disso, possui disponibilidade para criar um número ilimitado de relógios Ponto Mobile. Do mesmo modo, economiza tempo do RH e do colaborador, eliminando marcações feitas à mão e deslocamentos desnecessários. Outro diferencial é que o Ponto Mobile funciona até mesmo offline, podendo fazer o registro de qualquer lugar, mesmo sem conexão com a internet.

Com o software é possível ainda, criar diferentes atividades para que a marcação ocorra com maior especificidade. Além de estrutura em nuvem, o Ponto Mobile permite a identificação de horário e local do registro. Outra questão importante é o atendimento às exigências do Ministério do Trabalho, em acordo com a portaria 373.

Além disso, a Teleworld fornece uma estrutura assistencial sempre em prontidão para resolver todos os eventuais problemas de forma rápida e eficaz. A empresa também fornece todo o auxílio necessário para que sua organização possa realizar a compra, a instalação e aproveitar ao máximo tudo o que ele pode oferecer.

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