Já faz algum tempo que o controle de acesso se tornou essencial para as empresas. Assim, é possível garantir a segurança das pessoas que ali trabalham e, ainda, dos equipamentos e dados confidenciais. Juntamente com o avanço tecnológico, essa medida se desenvolveu vertiginosamente, possibilitando que as organizações possam fazer uso da tecnologia de acordo com suas reais necessidades.

Dessa forma, recursos que utilizam o controle de acesso com uso de dispositivos móveis, reconhecimento facial, biometria e integração com outros sistemas são tendências que melhoram o dia a dia dentro das empresas. Além de trazer mais segurança, esses mecanismos contribuem para otimizar o tempo dos colaboradores e fazer com que os gestores fiquem focados em seus negócios. Por isso, neste blog, vamos explorar as melhores tendências em controle de acesso. Confira.

Tendências em controle de acesso

Com o controle de acesso, as empresas podem gerenciar a entrada e saída dos colaboradores e visitantes, bem como, controlar tudo por meio de horas e datas específicas. Nesse sentido, veja as principais tendências quando o assunto é controle de acesso:

  • Softwares de controle de acesso: esses softwares buscam regular o acesso de informações, recursos e pessoas, seja em ambiente digital ou físico. Assim, conseguem proteger lugares e informações restritas, o que permite que apenas pessoas pré-determinadas tenham acesso. Quando se fala em controle de acesso físico, isso significa a entrada em locais como salas, edifícios e data centers. Geralmente, esses sistemas contam com biometria, reconhecimento facial, entre outras tecnologias. Já o controle de acesso lógico é quando o software gerencia acessos digitais em redes, computadores, aplicativos e bancos de dados. Por vezes, essas autenticações são feitas com biometria, senhas ou tokens.
Reconhecimento facial mini da TeleWorld
  • Reconhecimento facial: entre as tecnologias de controle de acesso, o reconhecimento facial está entre as mais populares. Na prática, permite identificar e autenticar indivíduos com base em suas características faciais únicas. Hoje em dia, essa tecnologia é amplamente aplicada não só na segurança e controle de acesso, como também sistemas de pagamento, aplicativos de autenticação em dispositivos móveis, entre outros. Este é, basicamente, um processo de biometria que se utiliza de diversas etapas, como a inclusão da imagem, extração de características do rosto e comparação dentro do banco de dados cadastrado.
  • Biometria além do reconhecimento facial: engana-se quem pensa que a biometria é utilizada apenas no reconhecimento facial. Na área de controle de acesso, outras formas têm sido utilizadas, como por exemplo: impressão digital, geometria das mãos, reconhecimento da íris e análise da voz. Ou seja, tudo isso contribui para trazer mais segurança para as empresas, edifícios residenciais, prédios públicos, entre outros.
  • Dispositivos móveis: essa modalidade de controle de acesso utiliza dispositivos móveis como tablets e smartphones, onde as empresas permitem que os colaboradores autentiquem suas identidades e obtenham acesso a áreas restritas. A autenticação pode ocorrer com padrões de desbloqueio, PINs, senhas, autenticação de impressão digital ou mesmo por reconhecimento facial. Há ainda, os leitores de cartões móveis, que possuem tecnologias como Near Field Communication (NFC) ou mesmo por  Bluetooth. Ou seja, o colaborador não precisa usar um cartão físico, mas sim armazenar suas credenciais em um dispositivo móvel e utilizar para acessar o sistema. Nesse sentido, existe também a autenticação de dois fatores, ou 2FA, que além do PIN ou senha, o colaborador recebe um código de verificação no dispositivo.
  • Automação e inteligência artificial: tem crescido o uso de automação e inteligência artificial para o controle de acesso. Assim, algoritmos podem identificar atividades suspeitas, como tentativas incomuns de acesso e dessa forma tomar medidas, como o bloqueio temporário e a comunicação imediata aos gestores do sistema. Nesse sentido, outra forma é por meio da análise de imagens das câmeras, quando é possível detectar comportamentos suspeitos, rastrear pessoas automaticamente e ainda fazer a contagem do número de indivíduos em um local. Além disso, a automação pode ser empregada para agilizar todo o processo de controle de acesso, o que permite configurar permissões, gerar relatórios e cadastrar novos usuários.
  • Integração com outros sistemas: a integração entre os sistemas é uma tendência que gera um ambiente muito mais eficiente e robusto, trazendo ainda mais segurança. Dessa forma, a integração faz com que toda a coordenação seja facilitada, bem como respostas mais efetivas quanto à segurança do sistema em geral. Assim, uma única plataforma pode gerir todas as demais, otimizando recursos e o trabalho das pessoas.

Sistemas inteligentes no mercado

Entre os produtos disponíveis no mercado para controle de acesso, há o Rastreamento de Pessoas Beacon da TeleWorld. Com ele, é possível manter pessoas e objetos monitorados segundo a segundo e trabalhar com a análise dos mais completos dados de comportamento e fluxo dentro da sua área de cobertura. Dessa forma, a empresa evita transtornos futuros e fica sempre em dia com as normas de segurança do trabalho.

Rastreamento de Pessoas - Beacon para monitorar pessoas e objetos

Além disso, com o produto, o gestor pode ter visibilidade total dos processos em tempo real, recebendo notificações quando o fluxo não estiver sendo seguido. Nesse sentido, o líder pode controlar também a gestão das Normas Regulamentadoras, como por exemplo: tempo de exposição ao frio ou ao calor; acesso a salas elétricas, trabalho em altura, espaços confinados, periculosidade e outras. Do mesmo modo, pode garantir provas seguras para eventuais processos trabalhistas.

O Beacon possibilita também o rastreio de equipamentos como extintores de incêndio, desfibriladores, entre outros, tudo de forma automática, auxiliando, por exemplo, em situações de emergência. Além disso, o gestor pode controlar o acesso a áreas restritas como data center, arquivos, salas de protótipos, etc. Contudo, o líder consegue fazer a gestão do subsídio, pois, pode controlar acesso a áreas de insalubridades, periculosidades e outros. Pode também, fazer o apontamento do tempo de exposição nas áreas e obrigação dos pagamentos adicionais.

Nesse contexto, outro dispositivo pode ser muito útil na sua empresa, o Reconhecimento Facial Mini, que pode ser instalado em ambientes internos ou externos para a liberação de portas em geral. Assim, o Reconhecimento Facial Mini é um controlador de acesso com autenticação por reconhecimento facial, cartão RFID e senha. Com tela LCD sensível ao toque de 4,3”, é prático realizar cadastros e alterar configurações. Pode ser acionamento por meio de fechaduras elétricas, eletroímãs ou solenóides.

Ficou interessado nos dispositivos da TeleWorld? Então entre em contato com nossa equipe agora mesmo, clicando aqui.