A cada dia as empresas percebem a importância da medicina preventiva para os colaboradores. De acordo com um estudo recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 6500 pessoas morrem todos os dias, devido a doenças profissionais.
Assim, além de afetar os trabalhadores e suas famílias, há grandes perdas quanto à produtividade, o que pode gerar problemas na produção e prejudicar a competitividade e reputação da organização.
Ainda de acordo com a OIT, “as estimativas indicam que as doenças cardiovasculares (31%), os diversos tipos de câncer relacionados com o trabalho (26%) e as doenças respiratórias (17%) representam quase três quartos de todas as mortes relacionadas com o trabalho”. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que as doenças laborais afetam 2,7% da população global.
O que é medicina preventiva?
Originada no século 20, a medicina preventiva emergiu com a finalidade de transformar a abordagem médica, anteriormente centrada exclusivamente no tratamento de patologias.
Seu propósito é prevenir o desenvolvimento de doenças, diminuir os impactos de possíveis problemas na saúde das pessoas e proporcionar uma qualidade de vida superior para aqueles que estão submetidos a algum tipo de tratamento terapêutico.
Ou seja, esse campo da medicina compreende um conjunto de técnicas e estratégias preventivas que se traduzem em intervenções precoces no desenrolar de potenciais enfermidades.
Dessa forma, os profissionais de saúde atuam de maneira proativa, trabalhando no presente para eliminar riscos que indicam a possibilidade de surgimento ou agravamento de uma determinada condição no futuro.
A medicina preventiva estabelece uma série de cuidados diários que contribuem para a promoção do bem-estar. Isso inclui a realização regular de exames, a adoção de uma dieta equilibrada e saudável, além da prática habitual de exercícios físicos.
Ou seja, essas medidas não apenas visam a prevenção de doenças, mas também buscam fortalecer o organismo e criar uma base sólida para a manutenção da saúde a longo prazo.
Ao direcionar a atenção para a prevenção, a medicina preventiva para os colaboradores, não apenas aborda as enfermidades já existentes, mas também procura identificar e abordar precocemente os fatores de risco. Assim, considera-se não apenas os aspectos físicos, mas também os emocionais e sociais. Dessa forma, há ênfase na promoção da saúde e na prevenção, contribuindo para uma abordagem mais completa e integrada da medicina.
Antecipação de riscos na saúde corporativa
Com as novas tecnologias, as mudanças demográficas, as alterações climáticas e os diferentes padrões de emprego e organização do trabalho torna-se cada vez mais importante antecipar os riscos para a Segurança e Saúde no Trabalho (SST).
Assim, a antecipação do risco é a primeira etapa fundamental para a sua gestão eficaz e para a construção de uma cultura de prevenção em matéria de SST.
Do mesmo modo, as novas tendências da organização do trabalho, com os colaboradores adquirindo cada vez mais autonomia, exigem que se repensem as atuais abordagens à gestão, legislação, políticas e programas de SST.
Questões como o isolamento, a socialização, a disponibilidade de EPI, o acesso à informação, a representação, a organização do trabalho ou a responsabilidade por doenças ou acidentes são fundamentais, e têm de ser ponderadas na construção de uma cultura preventiva em matéria de SST no futuro.
Agora, o bem-estar é um conceito extremamente ligado a todos os aspectos da vida profissional, desde as condições de segurança e saúde do local de trabalho, até a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente, clima e organização laboral. Assim, o bem-estar das pessoas é determinante para o sucesso de uma empresa a longo prazo.
Uso de tecnologia em programas de saúde corporativa
A presença da tecnologia no cotidiano das pessoas e das organizações é inegável. Nesse contexto, emerge a Balança Safety Gestão de Saúde como uma solução pioneira que colabora com a medicina preventiva.
Assim, este dispositivo desempenha um papel crucial na redução dos índices de acidentes de trabalho, graças à sua habilidade em gerar dados em tempo real. Ou seja, esses dados abrangem informações como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa para monitorar a saúde no ambiente de trabalho.
A abordagem da Safety não se limita apenas ao hardware. Acompanhando o dispositivo, um software intuitivo e acessível fornece as ferramentas necessárias para uma gestão empresarial eficaz.
Dessa forma, o aplicativo possibilita o acesso instantâneo a informações, empoderando os gestores a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, o papel do médico ganha nova dimensão, assumindo um papel de gestor, o que contribui para a medicina preventiva para os colaboradores.
Nesse contexto, a ergonomia também deve ser levada em consideração, por isso, a TeleWorld atua com o Software de Ergonomia, em conjunto com a Kinebot, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho.
O programa auxilia ainda na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e real time. O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional.
Com dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão. Igualmente, com o software é possível padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema.
Outro aliado quando o assunto é a saúde dos colaboradores é o Bafômetro BAS-20. O etiloteste apresenta um software simples e fácil de usar, além da integração com outros aplicativos e ferramentas necessárias para otimizar a gestão de alcoolemia nas empresas.
O BAS-20 possui interface descomplicada e as informações podem ser acessadas a qualquer hora ou local. Além disso, há comunicação em tempo real com possibilidade de notificações, sistema de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), integrável a outros sistemas de gestão.
O equipamento conta também com identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras), matrícula ou QrCode e captura de imagens para auditoria dos testes realizados.
Ficou interessado? Clique aqui e saiba mais.
Crédito da foto: freepik