O monitoramento da saúde no trabalho faz toda a diferença para o desempenho do colaborador e consequentemente da empresa. Assim, é cada vez mais importante que as instituições estejam atentas ao bem-estar dos funcionários.

Pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA BR), mostra que além de contar com a segunda força de trabalho mais ansiosa do mundo, o Brasil está em segundo lugar quando se fala em colaboradores estressados.

O estudo aponta, ainda, que 72% dos trabalhadores estão estressados no país e  32% dos colaboradores das empresas sofrem da síndrome de burnout, um esgotamento profissional.

Mas não é apenas a saúde mental das pessoas que está em cheque: a saúde física também tem mostrado que precisa de atenção. De acordo com o Ministério da Previdência Social, no último ano, mais de 2,5 milhões de pessoas obtiveram benefício por incapacidade temporária, dos quais 51,4 mil foram em decorrência de hérnia de disco. A segunda causa é devida à dor lombar baixa, o que corresponde a quase 47 mil afastamentos.

Importância dos exames médicos periódicos

O monitoramento da saúde no trabalho, por meio da realização de exames médicos periódicos, é essencial para o bom desempenho da empresa. Afinal, as avaliações de rotina permitem a detecção precoce de doenças, muitas vezes antes do surgimento de sintomas evidentes, facilitando tratamentos mais eficazes e menos invasivos.

Exames períodos prenivem doenças e aumentam a produtividade das equipes. Crédito: freepik

Assim, condições como hipertensão e diabetes podem ser identificadas em estágios iniciais, aumentando significativamente as chances de sucesso no tratamento. Do mesmo modo, quem já está com alguma doença crônica pode fazer exames regulares e assim monitorar continuamente a eficácia dos tratamentos e ajustes necessários para prevenir complicações.

Essas consultas também oferecem oportunidades para discutir hábitos de vida saudáveis com profissionais de saúde, como alimentação equilibrada e exercícios físicos, contribuindo para a prevenção de doenças.

A atualização de vacinas e imunizações é outro aspecto importante, protegendo contra doenças evitáveis. Do ponto de vista financeiro, a prevenção e a detecção precoce de doenças reduzem os custos a longo prazo, evitando tratamentos caros e hospitalizações prolongadas. Além disso, manter um registro médico atualizado facilita diagnósticos precisos e um cuidado mais eficiente em situações de emergência.

Benefícios do monitoramento da saúde no trabalho

Quando a empresa oferece ao funcionário o acompanhamento da sua saúde, é possível identificar possíveis doenças antes que elas avancem e assim evitar afastamentos prolongados.

As avaliações contínuas permitem detectar problemas físicos e mentais que impactam na saúde e na produtividade do colaborador. Ou seja, investir na saúde dos trabalhadores significa inúmeros benefícios para as empresas, uma vez que é possível reduzir custos, afastamentos e rotatividade.

Além disso, pessoas saudáveis tendem a ser mais motivadas e engajadas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais harmonioso e eficiente. Dessa forma, a promoção de boas práticas e a criação de programas de bem-estar demonstram o comprometimento da empresa com a qualidade de vida de seus colaboradores, melhorando a reputação corporativa e atraindo talentos.

Análise de dados para monitoramento preciso da saúde no trabalho 

Privacidade e ética no monitoramento da saúde no trabalho


Ao tratar de dados sobre a saúde das pessoas, é preciso lembrar que essas informações são sensíveis e por isso precisam ser cuidadas de forma ética. Assim, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada justamente para garantir que essas informações sejam preservadas. Em outras palavras, é preciso atenção à  forma como os dados serão coletados, quem terá acesso e como eles serão utilizados.

O monitoramento da saúde no trabalho não pode se tornar um problema de vazamento de informações e sim ser uma ferramenta para a garantia do bem-estar dos colaboradores. Do mesmo modo, o acompanhamento deve trazer conforto para as pessoas ao se sentirem bem cuidadas e tratadas de maneira ética.

Tecnologia e inovação no monitoramento da saúde no trabalho

A presença da tecnologia no cotidiano das pessoas e das organizações é inegável e para ajudar nessa tarefa existe a Balança Safety Gestão de Saúde, uma solução pioneira que colabora com a saúde no ambiente corporativo.

Balança Multifuncional Safety Gestão de Saúde da TeleWorld

O dispositivo desempenha um papel importante na redução de problemas de saúde, graças à sua habilidade para gerar dados em tempo real. Os dados abrangem informações como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa para monitorar a saúde no ambiente de trabalho.

A abordagem da Safety não se limita apenas ao hardware. Acompanhando o dispositivo, um software intuitivo e acessível fornece as ferramentas necessárias para uma gestão empresarial eficaz. Assim, o aplicativo possibilita o acesso instantâneo às informações, empoderando os gestores a qualquer momento e em qualquer lugar.

Além disso, o papel do médico ganha nova dimensão, assumindo a gestão do cuidado. Outro benefício é a capacidade de registrar a evolução da saúde dos trabalhadores, criando um histórico que pode embasar campanhas internas, conduzidas pelo setor de Recursos Humanos, por exemplo.

Para ajudar com o monitoramento da saúde no trabalho, a TeleWorld conta também com o Software de Ergonomia, em conjunto com a Kinebot, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho.

Detalhe da análise de dados do Softwre de Ergonomia

O programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e em tempo real. O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional.

Com os dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão. Com o software, há a possibilidade de padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema, contribuindo para a educação em saúde no trabalho.

Outro avanço é que com o Software de Ergonomia não há necessidade de deslocamento. Atualmente é necessário que o especialista vá até o local, muitas vezes em outra cidade ou estado para avaliar, gerando grandes gastos com deslocamento. Com a ferramenta da TeleWorld, essa etapa não existe.

Ficou interessado? Converse com um de nossos consultores, clicando aqui.

Crédito da capa: aleksandarlittlewolf/freepik