A gestão de alcoolemia se tornou um ponto importante dentro das empresas, especialmente devido ao número crescente de pessoas dependentes do álcool. De acordo com pesquisa do Observatório APS, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro trimestre de 2023, a prevalência do consumo de álcool de maneira nociva foi de 4%, ou seja, 6 milhões de pessoas.
Já dados da OMS mostram que 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao abuso de álcool, o que representa 5,3% de todas as mortes. O uso nocivo da bebida é responsável por causar mais de 200 doenças e lesões. Mas, as perdas também são sociais e econômicas e por isso é imprescindível que as empresas realizem ações no sentido de auxiliar os colaboradores que enfrentam esse problema.
Riscos do álcool no local de trabalho
No ambiente de trabalho, o alcoolismo pode ter consequências graves, tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Assim, quando uma pessoa está alcoolizada, ela apresenta alterações no comportamento, na cognição e na coordenação motora, o que pode levar a uma série de problemas.
Entre os principais fatores estão os acidentes de trabalho, uma vez que o álcool prejudica a capacidade de julgamento, o tempo de reação e a coordenação motora, aumentando o risco de acidentes. Além disso, a substância pode causar lesões, como quedas, cortes e queimaduras, podendo aumentar ainda o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrames e câncer.
Um colaborador que atua em uma linha de produção pode cometer erros que coloquem sua segurança ou a segurança de seus colegas em risco. Por exemplo, ele pode esquecer de usar equipamentos de proteção, como capacete ou protetores auriculares, ou ainda cometer erros que resultem em produtos defeituosos.
Já alguém que trabalha em um escritório pode perder prazos ou entregar trabalhos com erros. Por exemplo, esquecer de enviar e-mails importantes ou cometer erros de cálculo ou de ortografia, o que prejudica até mesmo a credibilidade da empresa no mercado de atuação.
E quando se trata de um líder? Quando alcoolizado, pode fazer investimentos imprudentes ou ainda tomar decisões prejudiciais para sua equipe. Sendo assim, fica claro que a gestão de alcoolemia tem sido cada vez mais fundamental nos ambientes corporativos de todos os segmentos.
Gestão de alcoolemia: o que as empresas podem fazer?
Antes de tudo, é importante conscientizar os funcionários sobre os riscos do alcoolismo, especialmente para a promoção de uma cultura de segurança e responsabilidade dentro da organização. Assim, os trabalhadores devem entender os efeitos físicos e psicológicos do álcool, os riscos do trabalho sob a influência da substância e as políticas e procedimentos da empresa sobre alcoolemia.
As organizações devem promover a conscientização sobre o alcoolismo por meio de uma variedade de canais, incluindo treinamento, campanhas e materiais de comunicação. Além disso, é importante que estas ações sejam contínuas e que alcance todos os funcionários, independentemente de sua função, idade ou gênero.
Ainda assim, a liderança da empresa desempenha um papel fundamental na promoção de uma cultura de segurança e responsabilidade. Ou seja, os líderes devem demonstrar um compromisso claro com esses valores e assim criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam seguros para relatar preocupações sobre o alcoolismo.
Do mesmo modo, os líderes devem comunicar a importância da segurança e da responsabilidade a todos os funcionários e também demonstrar um comportamento que esteja alinhado com esses valores.
Ao implementar estratégias eficazes para lidar com o alcoolismo, as empresas podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo para todos os funcionários e assim fazer uma boa gestão de alcoolemia.
Essas ações podem ajudar a reduzir o estigma associado ao alcoolismo e incentivar os colaboradores a buscar ajuda, caso necessário. As empresas também podem oferecer benefícios aos trabalhadores que buscam tratamento para o alcoolismo. Esses benefícios podem incluir licença remunerada, cobertura de custos de tratamento e apoio psicológico e social.
Uso do bafômetro nas empresas
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) já validou o uso do bafômetro nas empresas, mas é indispensável que todas as diretrizes do uso sejam esclarecidas. Isso inclui deixar claro para o colaborador de que forma isso será aplicado e quais serão as penalidades em caso de resultado positivo. Também é importante cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e evitar a exposição dos trabalhadores.
Vale lembrar que o alcoolismo é uma doença séria e que, por isso, não deve ser motivo de descaso ou chacota. O teste de alcoolemia pode ser aplicado em diferentes momentos, como na entrada ou na saída do trabalho ou até mesmo antes de atividades que envolvam risco de acidentes. O empregador deve oferecer treinamento aos colaboradores sobre os riscos do alcoolismo, como evitá-los e o que fazer para obter ajuda.
A TeleWorld conta com um equipamento importante para a gestão de alcoolemia nas empresas, o Bafômetro BAS-20. O etiloteste apresenta um software simples e fácil de usar, além da integração com outros aplicativos e ferramentas necessárias para otimizar a gestão de alcoolemia nas empresas.
O BAS-20 possui interface fácil de utilizar e as informações podem ser acessadas a qualquer hora ou local. Além disso, há comunicação em tempo real com possibilidade de notificações, sistema de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, integrável a outros sistemas de gestão.
O equipamento conta também com identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras), matrícula ou QrCode e captura de imagens para auditoria dos testes realizados.Quer saber mais sobre como a TeleWorld pode ajudar a sua empresa? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.
*Crédito da foto de capa: senivpetro/freepik