Melhorar o bem-estar e saúde dos colaboradores aumenta o engajamento das pessoas e consequentemente os lucros de uma empresa. Segundo levantamento publicado recentemente pela Zenklub, plataforma de atendimento psicológico, o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC) do trabalhador brasileiro é de 65,4. No entanto, a pontuação mínima para um ambiente saudável é de 78.

Esse índice foi desenvolvido por profissionais de educação corporativa, medicina do trabalho, psicologia e parceria de psicometristas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para isso, o grupo analisou os seguintes itens: conflitos e situações abusivas, preocupação constante com o trabalho, desconexão do trabalho, autonomia e participação, exaustão, volume de demanda, relacionamento com liderança e colegas e clareza de responsabilidades.

Como está o bem-estar dos colaboradores da sua empresa? Continue lendo e saiba como melhorar o ambiente de trabalho.

A importância do bem-estar para a produtividade

De acordo com pesquisa da Universidade da Califórnia, quando um colaborador é feliz acaba vendendo 37% a mais, é 31% mais produtivo e três vezes mais criativo.

Ou seja, o bem-estar do funcionário incide totalmente nos negócios das empresas. Assim, alguns pontos devem ser levados em consideração, como um ambiente confortável ergonomicamente, sem que o trabalhador saia ao fim do dia com dores nas costas, por exemplo.

Comunicação é essencial para engajar os colaboradores sobre a importância da saúde no trabalho. Crédito: freepik

Além disso, é preciso que haja uma comunicação aberta entre líderes e liderados, quando isso ocorre, as chances de engajamento entre os funcionários é muito maior, as pessoas se sentem mais motivadas. Igualmente, dar atenção à saúde do trabalhador é fundamental, uma vez que ele passa a maior parte do tempo dentro do local de trabalho. E não se trata apenas de saúde física, mas mental também. Quando a empresa tem esse olhar apurado, a retenção de talentos é muito maior.

Segurança no trabalho também é bem-estar

Proporcionar bem-estar e saúde aos colaboradores também passa pela segurança no ambiente corporativo. Ou seja, quando a empresa se preocupa com o cuidado de todos acaba melhorando o dia a dia das pessoas.

Pense, por exemplo, em uma equipe que trabalha com um equipamento que demanda bastante atenção e quando não há todos os cuidados necessários alguém pode acabar se machucando.

Assim, se um funcionário é dependente de álcool, a chance de colocar os colegas em perigo é grande e pode trazer complicações futuras, uma vez que em um time com elevado número de pessoas não é fácil perceber que algo está ocorrendo. No entanto, quando os funcionários são submetidos ao bafômetro é possível evitar acidentes. Além disso, é uma forma de identificar e auxiliar o funcionário que está passando pelo problema.

A saúde e bem-estar dos colaboradores influenciam diretamente na produtividade das equipes. Crédito: freepik

Comunicação em tempo real

As empresas que descobriram a importância de ter dados em mãos já estão à frente das demais. Ou seja, transformar informações em resultados relevantes é o que diferencia um concorrente do outro e, de fato, quando a liderança tem dados sobre a segurança e a saúde dos seus colaboradores, é mais fácil agir. Assim, ao analisar as informações em tempo real, é possível prever eventos e tomar decisões assertivas.

Dessa forma, a tecnologia veio para auxiliar o bem-estar e saúde dos colaboradores, além de possibilitar um gerenciamento eficaz. Já existem no mercado equipamentos que medem os batimentos cardíacos, pressão arterial e faz até o cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), como a Balança Multifuncional Safety Gestão de Saúde da TeleWorld, o que possibilita o monitoramento contínuo da saúde dos trabalhadores no ambiente corporativo.

Olhar atento para a ergonomia

Entre as diversas soluções da TeleWorld com uso de alta tecnologia está o Software de Ergonomia, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho. Além disso, o programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e real time.

Detalhes do Software de Ergonomia

O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional. Com dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão.

Igualmente, com o software é possível padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema.

Gestão de saúde na palma da mão


Outro exemplo de tecnologia em tempo real é a Balança Safety Gestão de Saúde, solução que ajuda a melhorar o bem-estar e saúde dos colaboradores. Ou seja, este dispositivo desempenha um papel importante na redução dos índices de acidentes de trabalho, graças à sua habilidade em gerar dados em tempo real.

Dessa forma, esses dados abrangem informações como peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos e IMC (Índice de Massa Corporal), constituindo uma abordagem completa para monitorar a saúde no ambiente de trabalho.

Medições e dados precisos com a Balança Multifuncional Safety Gestão de Saúde

A abordagem da Safety não se limita apenas ao hardware: acompanha o dispositivo um software intuitivo e acessível que fornece as ferramentas necessárias para uma gestão empresarial eficaz. Dessa forma, o aplicativo possibilita o acesso instantâneo às informações, empoderando os gestores a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, o papel do médico ganha nova dimensão, assumindo a gestão do cuidado.

Gestão de alcoolemia também traz segurança

A TeleWorld conta, ainda, com um equipamento importante para trazer segurança na rotina dos colaboradores: o Bafômetro BAS-20. O etiloteste apresenta um software simples e fácil de usar, além da integração com outros aplicativos e ferramentas necessárias para otimizar a gestão de alcoolemia nas empresas.

BAS=20: bafômetro infeligente da TeleWorld

O BAS-20 possui interface fácil de utilizar e as informações podem ser acessadas a qualquer hora ou local. Além disso, há comunicação em tempo real com possibilidade de notificações, sistema de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, integrável a outros sistemas de gestão.

O equipamento conta também com identificação do usuário por meio de crachás (proximidade e barras), matrícula ou QrCode e captura de imagens para auditoria dos testes realizados. Saiba mais sobre nossas soluções, converse com um consultor.

Crédito da foto: Drazen Zigic/freepik