Talvez você já tenha se perguntado: o que é gestão em SST? O assunto tem sido muito comentado no mundo corporativo, mas nem todos sabem do que se trata. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o tema e trazer as soluções ideais para sua empresa. Para começar, a sigla SST significa Segurança e Saúde no Trabalho. Mas por que essa gerência é tão importante? Bem, a Organização Internacional do Trabalho, apontou em estudos recentes, que 1,9 milhão de pessoas tiveram suas mortes provocadas por lesões e doenças relacionadas ao trabalho.
A pesquisa, realizada em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estudou 19 fatores considerados de risco ocupacional. Entre os motivos estão exposição à poluição do ar, exposição a longas jornadas de trabalho, a riscos ergonômicos, ruídos e substâncias cancerígenas. Contudo, a principal ameaça foi o excesso de jornada, responsável por mais de 750 mil mortes, seguida da poluição do ar, que levou a vida de 450 mil pessoas.
O que é gestão em SST?
A gestão em SST contempla um conjunto de ações que tem o objetivo de prevenir e controlar os riscos à saúde do colaborador. Assim, a equipe responsável busca fazer com que o ambiente esteja sempre saudável e seguro para todos os funcionários. Embora haja muitas ocupações dentro de uma mesma empresa, é imprescindível que a organização esteja atenta a todos os perigos que possam ser prejudiciais aos funcionários.
Além disso, a gestão precisa estar sempre atenta às leis e normas regulamentadoras, para que tudo seja realizado dentro da legalidade. A fim de proporcionar um ambiente saudável, essa equipe precisa estar focada em planejar, controlar e monitorar a rotina, pois assim terá certeza de que todas as ações estão sendo adotadas da maneira correta. Ao mesmo tempo, a gestão precisa estar preparada para agir quando qualquer situação sair do esperado, sempre visando o bem-estar dos trabalhadores.
Igualmente, é importante que todas as ações sejam realizadas para engajar os colaboradores, eles precisam sentir que são parte de fato da empresa. Dessa forma, o trabalho tem resultados significativos na redução de acidentes.
Como a gestão em SST pode auxiliar a sua empresa?
Como resultado de uma boa gestão em SST, as empresas e seus colaboradores acabam sendo beneficiados de diversas maneiras. Um exemplo é o aumento da produtividade, uma vez que a gestão em Saúde e Segurança no Trabalho desempenha um papel fundamental nesse quesito. Uma abordagem eficaz em SST cria um ambiente seguro, saudável e favorável, que proporciona uma série de benefícios diretos e indiretos para a produtividade, o que faz com que o colaborador sinta-se mais tranquilo na realização de suas funções.
Do mesmo modo, contribui para a redução de acidentes de trabalho, pois a equipe responsável consegue identificar e avaliar os riscos, verificando as atividades desenvolvidas, as condições do ambiente e como os processos são realizados. Dessa forma, por meio da implementação de medidas de prevenção, treinamento e conscientização dos trabalhadores, bem como inspeções regulares e monitoramento, é possível diminuir consideravelmente os acidentes.
Por fim, a boa gestão melhora o clima organizacional da instituição, pois as pessoas se sentem mais seguras, percebendo que há redução de riscos ocupacionais. Além disso, é visível a melhora na saúde e no bem-estar da equipe, promovendo uma sensação de valorização e cuidado por parte da empresa. Outro ponto positivo é que a gestão em SST tende a envolver e engajar as pessoas, e esse comportamento participativo contribui para um melhor clima organizacional.
Gestão em SST: como implantar na sua organização
Não importa quantos funcionários sua empresa tenha, ou mesmo em que setor atua, o fato é que uma gestão em SST é sempre necessária. Não apenas essa gestão deve ser moderna, como também precisa manter o ambiente seguro e livre de qualquer risco ao colaborador. Assim, a tecnologia é sempre uma boa aliada na hora de realizar essa gestão. Por isso, listamos algumas soluções que podem ajudar no seu dia a dia. Confira!
- Balança Safety Gestão de Saúde: é um equipamento inovador para a área de segurança do trabalho, bem como para gestão de saúde no trabalho e medicina preventiva corporativa. Assim, a solução auxilia e automatiza alguns controles de permissão para trabalhos especiais e de riscos, além de proporcionar ganhos operacionais, gerenciais e financeiros para a organização. Só para exemplificar, a balança comunica em tempo real o estado de saúde do colaborador referente a peso, pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de massa corporal, bioimpedância e oximetria. Dessa forma, caso a empresa deseje, os resultados podem ser enviados aos profissionais de segurança e ou médico do trabalho, por meio de notificações via sistema, e-mail, SMS ou diretamente no aplicativo mobile. Isso facilita as medidas proativas e preventivas de segurança no trabalho e medicina preventiva corporativa.
- Bafômetro BAS-20: Desenvolvido pela TeleWorld, o Bafômetro BAS-20 elevou os processos assistidos de triagem corporativa de alcoolemia a um novo conceito. O equipamento é de fácil utilização, apresenta um software simples e fácil de usar, além de integração com outros aplicativos e ferramentas necessárias para a gestão de alcoolemia na sua empresa. Além disso, é totalmente móvel e o gestor tem informações na palma da mão a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Software de ergonomia: usando tecnologia de Inteligência Artificial, agregada a um sistema de visão computacional de avaliação do movimento humano, o sistema traz em tempo recorde e em quantidade superior aos métodos atuais, resultados, sem o viés de um analista. Assim, essa é a solução ideal para aplicação das análises de movimentos para gestores e empresas que buscam ter um painel de controle organizado e centralizado por segmentos, áreas e plantas, postos de trabalhos e da saúde do trabalhador. É possível ainda personalizar o software de acordo com o padrão de análise ergonômica da organização.
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