Os softwares de ergonomia têm ajudado cada vez mais as empresas a lidarem com a saúde dos trabalhadores. De acordo com o Ministério da Previdência Social, mais de 2,5 milhões de pessoas foram afastadas temporariamente do trabalho no último ano, devido a doenças - hérnia de disco, dores na coluna e no ombro são alguns dos principais problemas enfrentados por colaboradores.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que 619 milhões de pessoas tiveram dores nas costas em 2020, o que representa um aumento de 60% em relação ao ano de 1990. Ou seja, se continuar nessa crescente, até 2050, este número deve subir para 843 milhões, acredita a OMS.

Nesse sentido, os custos com afastamentos são enormes, além da queda na produtividade das equipes. Ainda assim, é possível reverter esse quadro e impulsionar o sucesso das empresas. A resposta está nos softwares de ergonomia. Continue lendo para saber mais.

Promova a excelência ergonômica na sua empresa

Você sabe o que é ergonomia? Bem, para quem não sabe, a ergonomia tem o propósito de trazer condições adequadas para os colaboradores. Assim, busca favorecer a saúde das pessoas durante suas atividades ocupacionais, sem prejuízos como por exemplo, lesões por esforço repetitivo (LER).

Mas como promover a ergonomia nas empresas? Uma prática que funciona muito bem é a ginástica laboral. Por meio dessa atividade, além de aliviar o estresse, o trabalhador tem a oportunidade de melhorar a postura e fazer alongamentos. Igualmente, é importante que a equipe que cuida da saúde dos trabalhadores analise os móveis e também as ferramentas utilizadas ao longo da jornada de trabalho, observando o que pode ou não colocar as pessoas em risco e assim melhorar esse ambiente.

Do mesmo modo, é necessário que o colaborador não fique o dia todo realizando ações repetitivas - o ideal é que as atividades sejam intercaladas. Além disso, o trabalhador não deve ficar o tempo todo na mesma posição, a oferta de café com biscoitos é uma boa ideia para incentivar a movimentação.

É preciso, ainda, evitar que os profissionais fiquem sobrecarregados, por isso, os softwares de ergonomia podem ser bons aliados. Além disso, é necessário engajar as pessoas com comunicados, vídeos e palestras sobre o tema.

Software de Ergonomia: reduza custos e aumente os lucros

Em um de seus artigos, o professor de Fatores Humanos e Ergonomia da Universidade do Sul da Califórnia, Hal W. Hendrick, cita como a ergonomia pode aumentar a produtividade e consequentemente aumentar os lucros.

“As estações de trabalho tradicionais em indústrias de montagem de produtos eletrônicos normalmente resultam em posturas prejudiciais e doenças musculoesqueléticas. Valery Venda da University of Manitoba projetou um novo tipo de estação de trabalho de montagem de componentes que utiliza uma câmera de TV e um monitor. A câmera fornece uma maior imagem do trabalho de montagem e faz com que o operador mantenha uma postura mais adequada e uma movimentação mais dinâmica. Baseando-se nos testes comparativos realizados entre a estação de trabalho antiga e a nova, verificou-se um aumento de produtividade de 15%”, diz o texto.

Atualmente, a inovação tem tomado conta de todos os lugares e chegou na ergonomia também. A TeleWorld atua com o Software de Ergonomia, em conjunto com a Kinebot, que mapeia todos os movimentos do corpo humano 30x por segundo e entrega relatórios completos do posto de trabalho. Ou seja, além de diminuir custos, ao reduzir os riscos de acidente, é possível aumentar a produtividade dos colaboradores.

Análises ergonômicas precisas com a inovação da TeleWorld. 

Além disso, o programa auxilia na tomada de decisões, baseado em dados precisos, com geração de informações de maneira on-line e em tempo real. O objetivo é melhorar a produtividade do setor, reduzindo o tempo do gestor no processo operacional.

Com dados em mãos, é possível gerar planos de ação mais objetivos e assertivos e reduzir em até 80% o tempo no levantamento de informações com precisão. Com o software, é possível padronizar processos em todas as plantas e postos de trabalho, sem influência do analista, o que gera foco no processo estratégico da solução e não do problema.

Nesse sentido, o programa está preparado também para o cumprimento legal das normas regulamentadoras NR-17 e NR - 01, além de embasamento para passivos trabalhistas. Ou seja, o Software de Ergonomia utiliza inteligência artificial e assim consegue auxiliar as empresas no cumprimento das normas legais, atendendo o cronograma de ações exigidos pelas Normas Regulamentadoras.

Sem deslocamentos: mais produtividade para a empresa

Outro avanço é que com o Software de Ergonomia não há necessidade de deslocamento. Atualmente é necessário que o especialista vá até o local, muitas vezes em outra cidade ou estado para fazer as avaliações necessárias, gerando grandes gastos com locomoção.

O aplicativo conta ainda com um robusto sistema de gestão de ergonomia, com indicadores de risco ergonômico por empresa, por setor e por atividade. Além disso, há indicador de repetitividade, de riscos relacionados à organização do trabalho e ao manuseio de carga, por segmento corporal, além dos indicadores de produtividade na realização das ações de melhoria. O software registra automaticamente todas as movimentações de cada ação de modo a permitir total controle do gestor.

Assim, o Software de Ergonomia é mais do que uma ferramenta - é uma solução sob medida para as necessidades exclusivas de cada empresa. Importante ressaltar que, ao personalizar as análises, é possível implementar medidas corretivas e monitorar progressos com facilidade. Além disso, a TeleWorld entrega suporte contínuo e especializado, o que garante os melhores resultados.

Está pronto para levar sua empresa ao próximo nível? Agende uma demonstração do Software de Ergonomia agora mesmo e comece a transformar seu local de trabalho ainda hoje. Clique aqui e saiba mais.

Crédito da foto: Drazen Zigic/freepik